domingo, 3 de enero de 2010

DESPEDIDA DO ANO




Mulheres da Raia, uma lembrança de infância trasformada em imagem cinematográfica. Elas levaram-me a um processo de autoconhecimento e reconhecimento da comunidade galaico-portuguesa. Em 2010 segue a prolongação do sonho inicial de fazer documentário… DESEJO de mais ENCONTROS.

Algo recorrente no caminho do documentário tem sido o Reencontro. Gente Amiga, Companheiros de Faculdade, Novos amigos de Luta, Protagonistas do Documentário. Sem conhecer-se e todos sentados na mesma mesa para celebrar o encontro do cinema e da vida.

Entretanto, agarro-me ao desejo de novas criações e cedo ao impulso de misturar-me com outras realidades. Agradeço as amizades acidentais do destino e reconheço a realização pessoal que me reportou o meu romance com o género documental. Há muitos motivos que me levam a filmar, mas há um que se sobrepõe a qualquer circunstância: a necessidade de comunicar-me com o outro através do olhar.

A necessidade de compreender e retratar o que acontece à minha volta para encontrar as minhas respostas e dar sentido ao meu mundo. Cada realidade que toco, cada personagem que filmo, cada plano que manipulo, constituem um mosaico da verdade particular e modificam a estrutura da minha experiência vital. Um processo de comunicação em contínuo movimento no que a realidade surpreende a cada momento.

Ao final, foi a minha paixão pela realidade e pelo cotidiano que me levou a resgatar uma historia de mulheres ignoradas pelo tempo e a própria história.


BOM 2010 das Mulheres da Raia e Diana Gonçalves

FELIZ 2010 de Mulleres da Raia y Diana gonçalves

From me, and from Women from the Border, a HAPPY NEW YEAR!

2 comentarios:

KontraGaspy dijo...

Ei mil gracias por las postalitas...estan bien chulas!!!
Una se la he dado a mi padre... a ver si sakas el docu en DVD pa k lo vea, k fijo k le gusta...
Un besito.

Xurxo Barbosa dijo...

Hola Diana, el Jueves 11 en Allariz. Allí estaré.