viernes, 14 de enero de 2011

HOMENAGEM AS TRAPICHEIRAS


SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE VALENÇA DO MINHO

As memórias do trapiche, das trapicheiras e raianas vão ser evocadas na sessão solene de homenagem que decorrerá este sábado, 15 de Janeiro, a partir das 15h30 nos Paços do Concelho de Valença. Na sessão, estarão presentes várias trapicheiras portuguesas e raianas da Galiza, e serão apresentados retratos históricos do trapiche em Valença e Tui, a cargo do historiador português Pinto Neves, e do historiador galego Ernesto Iglesias de Almeida. A produtora e realizadora luso-galaica Diana Gonçalves, que retratou a figura da trapicheira em “Mulleres da Raia” (2009), fará uma abordagem sobre as histórias de vida destas personagens. Posteriormente, será inaugurado no Núcleo Museológico a exposição “Memórias de Vidas – Trapicheiras e Raianas”, que estará patente ao público até 19 de Março, e será lançado em DVD o filme “Mulleres da Raia”, que poderá ser adquirido no mesmo museu municipal.

2 comentarios:

Paulo Topa dijo...

Boa noite.

Através de um reportagem da TSF cheguei aqui ao blog e ao trailer que está no youtube. Será que é possível comprar o DVD sem ter de ir a Valença. Se me dissesse o preço e onde deverei colocar o dinheiro, eu dava-lhe a minha morada.

desde já agradecido:
Paulo Topa

Anónimo dijo...

Boa tarde,

obrigado pelo seu interesse no filme. Se me indicar a morada posso enviar uma cópia contra-reembolso pelo correio. Depois de ter visto, agradecia a sua opinião.

Cumprimentos.
Diana Gonçalves.